O Governo de Taiwan vai começar a levantar algumas das restrições que impôs à entrada de visitantes estrangeiros já partir de 01 de Março. A decisão, anunciada esta semana pelas autoridades formosinas, permite que as escalas de passageiros em trânsito no Aeroporto Internacional da capital, Taipé, voltem a ser retomadas.
O Centro Central de Comando da Epidemia de Taiwan adiantou que os visitantes que queiram deslocar-se à ilha em viagens de negócios podem solicitar uma autorização especial nos gabinetes de representação do território espalhados pelo mundo.
Os interessados devem, no entanto, apresentar um teste com diagnóstico negativo à presença do coronavírus. O teste tem que ser feito até três dias antes da viagem e os visitantes têm de se submeter a duas semanas de quarentena obrigatória, após as quais voltam a ser testados.
Os viajantes de uma lista de países e regiões classificados como de baixo ou médio risco em termos exposição à doença podem solicitar às autoridades formosinas períodos de quarentena reduzidos, de entre cinco a sete dias. Entre as jurisdições abrangidas pela medida estão países e territórios como Macau, a Nova Zelândia, a Austrália, Singapura, o Vietname e o Camboja.
As novas medidas vão permitir que cidadãos estrangeiros em trânsito façam escala no Aeroporto Internacional de Taipé, uma decisão que devolve alguma margem de manobra aos residentes de Macau que queiram deixar o território.
Taiwan era um dos raros locais em que era permitido fazer escala em voos internacionais, até essa possibilidade ter sido interditada, a 1 de Janeiro.
A partir de segunda-feira, os viajantes estrangeiros em trânsito podem passar até oito horas no aeroporto internacional de Taipé para fazer escala. Têm no entanto de apresentar igualmente teste com resultado negativo realizado nas 72 horas anteriores ao voo.
As novas regras vão igualmente facilitar a visita de cidadãos chineses em determinadas circunstâncias, incluindo por razões humanitárias, e permitir o regresso de estudantes da República Popular da China a instituições de ensino superior da ilha.
Leave a Reply