Pequim pede a Washington que remova tarifas

Fotografia: Kirill Sharkovski

O ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Wang Yi, pediu na segunda-feira aos Estados Unidos da América que revejam as suas políticas, eliminem as tarifas impostas aos produtos chineses e abandonem “preconceitos e suspeitas injustificadas” sobre o país asiático para melhorar as relações, que se deterioram durante o Governo do antigo presidente Donald Trump.

“Esperamos que os Estados Unidos da América ajustem as suas políticas o mais rápido possível, eliminem as tarifas impostas aos produtos chineses e levantem as sanções às empresas e instituições chinesas. Os Estados Unidos devem abandonar a supressão injustificada do progresso tecnológico da China”, disse Wang num fórum sobre laços entre os dois países, de acordo com o portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

Da mesma forma, Wang pediu aos Estados Unidos da América para pararem de “difamar o Partido Comunista da China (CPP)” e “apoiar os separatistas que procuram a independência de Taiwan”. O responsável pediu ao novo Governo de Joe Biden que se abstenha de “prejudicar a soberania e segurança da China com ataques a Hong Kong, Xinjiang e o Tibete”.

Sobre as duas últimas regiões, Wang disse que “são um exemplo do avanço dos direitos humanos na República Popular da China”, que beneficiaram das políticas de erradicação da pobreza extrema no país.

O diplomata reconheceu que nos últimos anos as relações bilaterais chegaram ao seu ponto mais baixo “desde que as relações diplomáticas foram estabelecidas” e culpou o Governo anterior de Trump por ter cometido “grandes erros de julgamento”: “As medidas repressivas que lançou causaram danos incalculáveis”, disse o chanceler.

De acordo com Wang, “o novo Governo dos Estados Unidos está a avaliar a sua política externa. Esperamos que os Estados Unidos voltem à racionalidade para um desenvolvimento saudável dos seus laços com a República Popular da  China”.

Para que as relações entre os dois países voltem ao caminho certo, é necessário “derrubar os muros da intolerância” e tentar “compreender melhor a China”, assim como “respeitar-se mutuamente” e “não interferir nos assuntos um do outro”, disse Wang.

“Não podemos pensar em mudar, suprimir ou derrotar o outro. Isso não vai a lugar nenhum, e simplesmente não é possível. A China está aberta ao diálogo, como sempre. Esperamos manter uma comunicação franca com os Estados Unidos”, disse o chefe da diplomacia chinesa.

Wang acrescentou que a China está pronta para coordenar políticas e trabalhar com Washington Covid-19, as mudanças climáticas e a recuperação económica global, três áreas que considerou mais urgentes.

Além disso, pediu um melhoria do intercâmbio entre os dois países a um nível cultural ou educacional, que, na sua opinião, tinha sido “desnecessariamente envenenado” durante a era Donald Trump.

As relações entre os EUA e a China deterioraram-se drasticamente durante o mandato de quatro anos de Trump, a ponto de os dois países estarem a passar por um dos seus piores momentos desde o estabelecimento de relações em 1979.

Além da imposição mútua de tarifas comerciais, a situação levou ao encerramento do Consulado dos Estados Unidos na cidade de Chengdu, em resposta ao fecho anterior da representação diplomática chinesa em Houston.

Acrescenta-se a isso a inclusão de empresas chinesas na lista do Departamento de Defesa dos Estados Unidos acusadas de serem controladas pelo Exército chinês ou as acusações por conta da origem do coronavírus, da nova lei de segurança chinesa para Hong Kong ou a situação dos direitos humanos das minorias muçulmanas na região de Xinjiang, no noroeste da China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.