Israel reabriu vários sectores da sua economia no domingo, incluindo centros comerciais e instalações de lazer, com o governo a dizer que o regresso à normalidade por causa das vacinas contra a Covid-19 com que há foi vacinada quase metade da população.
No domingo, as lojas voltaram a abrir para todos. Mas o acesso a ginásios, hotéis e teatros estava limitado a pessoas com o chamado “Green Pass”: os que já tomaram as duas doses da vacina há pelo menos uma semana ou que tenham recuperado da doença e tenham presumivelmente imunidade.
Os detentores do passe podem provar o seu estatuto ao apresentar um certificado de vacinação ou baixando um aplicativo do Ministério da Saúde com o historial médico dos pacientes.
Exactamente um ano após o primeiro caso documentado de coronavírus em Israel, o afrouxamento das restrições no domingo é parte de um plano do governo para reabrir a economia mais amplamente no próximo mês, quando o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, procura ser reeleito: “Somos o primeiro país no mundo que está a ressuscitar graças aos milhões de vacinas que adquirimos”, disse Netanyahu. “Vacinado? Agarre o seu Green Pass e regresse à vida normal”.
Leave a Reply