Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) vão reunir-se na segunda-feira em Bruxelas para preparar novas sanções contra a Rússia, depois da prisão do opositor Alexéi Navalny.
Os responsáveis pela diplomacia dos estados membros da União Europeia estão a considerar lançar um novo regime para punir as violações de direitos, semelhante ao Magnitsky Act dos Estados Unidos.
“Irá ser a primeira vez que usaremos o novo regime de sanções vinculado a violações de direitos humanos”, reconheceram fontes europeia. As sanções ainda não devem ser aprovadas na segunda-feira, uma vez que os ministros terão que chegar a um consenso político sobre a necessidade de aplicar as sanções.
A discussão surge após a viagem a Moscovo do alto representante para a Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, que coincidiu com a expulsão de três diplomatas europeus, e após a qual concluiu que a Rússia está a afastar-se dos valores europeus e recusa-se a cooperar com Bruxelas enquanto os Vinte e sete exigirem a libertação de Navalny.
Leave a Reply