Novavax promete mais de mil milhões de vacinas para o programa Covax

Fotografia: Markus Winkler/Unsplash

A empresa norte-americana de biotecnologia Novavax comprometeu-se a disponibilizar ao programa internacional Covax de vacinação contra a Covid-19 um total de 1,1 mil milhões de doses da vacina que se encontra a desenvolver, informou nesta sexta-feira (19) a Aliança para as Vacinas (GAVI).

A Gavi co-dirige com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Coligação para as Inovações na Preparação para as Epidemias (CEPI) o programa Covax, cujo objectivo é proporcionar este ano vacinas contra a covid-19 a 20 por cento da população de quase 20 países e territórios participantes.

A Covax já assinou um acordo com o Serum Institute of India (SII) para 200 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca/Oxford e com a Novavax, com uma opção para outras 900 milhões de doses.

O novo protocolo agora assinado com a Novavax deverá permitir que a Aliança possa contar com “1,1 mil milhões de doses da candidata a vacina NVX-CoV2373 contra a covid-19”, informou a Gavi.

Este protocolo é um passo essencial para garantir que as doses sejam colocadas à disposição de todos os países e economias que participam no mecanismo Covax assim que a vacina for aprovada pelas autoridades e autorizada pela OMS.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.