Lares. Espanha a um passo de vacinar idosos institucionalizados

Fotografia:Christian Langballe/Unsplash

A Espanha já administrou as duas doses da vacina contra coronavírus a quase todos os idosos que se encontram ao cuidado de lares e casas de repouso, disse a associação de cuidados domiciliares FED na sexta-feira. Os avanços devolvem alguma sensação de segurança à população do país, dada a vulnerabilidade do grupo etário mais afectado pela pandemia.

O primeiro-ministro Pedro Sánchez, disse na sexta-feira que o país, que já administrou 2,8 milhões de doses e inoculou totalmente 1,14 milhão de pessoas, está a caminho de vacinar 20 milhões dos seu 47 milhões de habitantes até ao final da primeira metade de 2021.

Quase 43 mil idosos internados em casas de repouso morreram de Covid-19 ou de possíveis infecções na primeira onda devastadora da doenças, que ocorreu entre Março e  Maio. O Ministério Público espanhol está a investigar mais de 200 casos de potencial negligência criminosa que tiveram os lares como palco.

Mas mais de 97 por cento dos idosos institucionalizados já foram vacinados nas 17 regiões da Espanha, de acordo com a FED, o que coloca os lares entre os lugares mais seguros do país.

“Há dados muito positivos que nos permitem ser optimistas em relação ao futuro”, disse o presidente da FED, Ignacio Fernández Cid. “A imunidade vai permitir que voltemos gradualmente à normalidade perdida e tão ansiada.”

O responsável por emergências de saúde no país, Fernando Simon, disse esta semana que, pela primeira vez desde o início da pandemia, as pessoas com mais de 65 anos que moram em casas de repouso têm uma taxa de infecção mais baixa do que as restantes – o que apoia a tese, ainda que indirectamente, de que as vacinas estão a surtir efeito.

Os médicos da linha de frente e os cuidadores são as únicas pessoas de menos de 65 anos a terem recebido a vacina até agora.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.