
O robot de exploração Perseverance pousou em Marte esta quinta-feira depois de ter superado com sucesso os “sete minutos de terror” que leva a atravessar a fina atmosfera do planeta vermelho, até pousar na superfície rochosa da cratera Jezero, confirmou a NASA.
O ‘rover’ tocou a superfície marciana às 20:56 GMT, de acordo com a agência espacial americana. O Perseverance é o quinto rover concebido pela NASA a explorar o planeta, neste caso com o objetivo de descobrir eventuais sinais e indícios de vida que possa ter existido no planeta.
Ao fim de apenas cinco minutos depois de pousar em Marte, o Perseverance já estava pronto para iniciar a exploração depois de enviar a primeira imagem da superfície marciana, que foi publicada na conta oficial do veículo no Twitter. A foto foi acompanhada da mensagem: “Olá Mundo. O meu primeiro vislumbre do que será a minha casa para sempre”.
O veículo de seis rodas, com cerca de 3 metros de comprimento e 1.025 quilos de peso, vai procurar em Marte sinais de vida microbiana passada e recolher amostras seleccionadas de rochas e sedimentos para embarque futuro para a Terra.
O robot de exploração pousou depois de reduzir a velocidade para 20 mil quilómetros por hora em sete minutos e com a ajuda de um trem de aterragem que lhe permitiu descer suavemente. A operação foi descrita pelos cientistas da Nasa como perigosa: “Que equipa incrível para trabalhar através de todas as adversidades e desafios que vêm com o desembarque de um ‘rover’ em Marte, mais os desafios da Covid”, disse o administrador interino da agência espacial americana, Steve Jurczyk, logo após o aparelho ter pousado.
O Perseverance carrega dois microfones, que pela primeira vez captarão o som da superfície de Marte, e um helicóptero de quatro patas que pesa menos de 2 quilos, o Ingenuity Mars, que tentará o primeiro voo controlado e motorizado noutro planeta. O ‘rover’ irá também abrir o caminho para a futura exploração humana além da Lua.
Leave a Reply