Morreu o poeta espanhol Joan Margarit

O poeta e arquitecto espanhol Joan Margarit faleceu na terça-feira  aos 82 anos, dois meses depois de ter recebido pessoalmente o prestigioso Prémio Cervantes 2019.

A cerimónia de entrega do prémio estava marcada para Abril, mas foi adiado pela pandemia de coronavírus até o final de Dezembro, quando o rei Felipe VI viajou até Barcelona para o entregar pessoalmente.

A entrega, realizada de forma quase secreta, foi uma das últimas aparições públicas de Margarit, igualmente vencedor de importantes prémios como o Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana ou, no campo da literatura catalã, o Carles Riba: “Lamento profundamente a morte do grande poeta Joan Margarit, o arquitecto das palavras”, escreveu o chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez.

Segundo a imprensa espanhola, a morte deveu-se a um cancro diagnosticado no ano passado. Numa  entrevista recente ao jornal catalão La Vanguardia, o poeta explicou que tinha recebido nove sessões de quimioterapia, mas que não funcionaram: “Depois de nove sessões que não curam o meu linfoma, a incerteza que se tem na minha idade não é a mesma de quando se é jovem (…) Aos oitenta você já sabe que o percurso está a acabar. Há momentos que o que se quer é que termine mais do que tudo”, garantiu.

O poeta catalão é autor de uma importante obra, que inclui títulos como “Estación de Francia” (1999), “Joana” (2002), “Misteriosamente feliz” (2008) ou “Para tener casa hay que ganar la guerra” (2018).

O último título é uma autobiografia em prosa sobre a infância e a juventude do autor, nascido em 1938 na cidade catalã de Sanaüja, no sopé dos Pirenéus, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Em 2018, a editora Austral lançou uma versão bilíngue das suas obras completas, “Todos los poemas (1975-2015)”, de quase mil páginas. Além disso, possui uma antologia da sua obra em inglês, “Tugs in the Fog”.

Professor de cálculo estrutural na Escola de Arquitectura de Barcelona, Margarit praticou arquitectura durante várias décadas.

Trabalhou num atelier de Barcelona que, entre outros, participou na concepção, cálculo e gestão da construção do templo da Sagrada Família, do célebre Antonio Gaudí.

A sua obra poética começou em espanhol, num contexto de repressão ao catalão durante a ditadura de Francisco Franco (1939-1975), mas a partir dos anos 1980 começou a criar na sua língua materna, embora mais tarde tenha traduzido as suas obras para o espanhol: “Um poema deve ser escrito na língua materna (…) Passei vinte anos a tentar começar com o espanhol e não consegui escrever o que queria”, disse quando foi anunciado o Prémio Cervantes 2019.

O júri argumentou que Margarit “enriqueceu a língua espanhola e a língua catalã e representa a pluralidade da cultura peninsular numa dimensão universal de grande maestria”.

Na cerimónia de atribuição do prémio, Margarit tirou um pedaço de papel do bolso para recitar aos monarcas o que foi “o seu último poema”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.