Covid-19. Novas infecções caíram 16 por cento na semana passada

O número de novos casos de Covid-19 registados no mundo diminuiu 16 por cento na semana passada, para 2,7 milhões, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na noite de terça-feira.

O número de novos óbitos notificados também diminuiu 10 por cento em relação à semana anterior, de acordo com a actualização epidemiológica semanal da OMS, com base em dados recebidos até domingo.

Cinco das seis regiões do mundo estudadas pela OMS relataram uma redução de dois dígitos no número de novos casos; apenas o leste do Mediterrâneo apresentou um aumento de 7 por cento.

O número de novos casos caiu 20 por cento na semana passada na África e no Pacífico Ocidental, 18 por cento na Europa, 16 por cento na América do Sul e 13 por cento no Sudeste Asiático.

O director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou na segunda-feira que o número de novas infecções diminuiu pela quinta semana consecutiva, situando-se em cerca de metade face aos mais de cinco milhões de casos registados na semana de 4 de Janeiro: “Isso mostra que medidas simples de saúde pública funcionam, mesmo na presença das novas variantes”, afirmou. “O que importa agora é como reagimos a essa tendência. O fogo não está extinto, mas reduzimos o seu tamanho. Se pararmos de combatê-lo em qualquer uma das frentes, ele voltará mais forte.”

A variante do coronavírus flagrada pela primeira vez no Reino Unido foi detectada em 94 países na semana passada, segundo a actualização epidemiológica, ou seja, mais oito países numa semana.

Em pelo menos 47 países, já foi registado o contágio local dessa variante.

A variante sul-africana foi detectada em 46 países, o dobro, com transmissão local em pelo menos 12 desses países.

A variante brasileira também foi detectada em 21 países, mais seis por semana, com transmissão local em pelo menos dois países.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.