Biden destaca fragilidade da democracia nos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheceu no fim-de-semana que a absolvição de Donald Trump no julgamento político a que foi sujeito mostra que a “democracia é frágil” e, por isso, pediu a todos os americanos para “defenderem a verdade e derrotarem as mentiras”.

Apenas com o uso da verdade, argumentou Biden, é que os EUA serão capazes de encerrar a “guerra não civil” entre democratas e republicanos e “curar a alma da nação”: “Este triste capítulo da nossa história lembrou-nos que a democracia é frágil. Devemos sempre defendê-la. Devemos estar sempre vigilantes. Essa violência e esse extremismo não têm lugar nos Estados Unidos. E cada um de nós tem um dever e a responsabilidade, como americanos, e particularmente como líderes, devem defender a verdade e derrotar as mentiras”, disse.

Biden, que assumiu o poder no dia 20 de Janeiro, tomou uma posição num comunicado na noite de sábado, horas depois do Senado dos EUA absolver Trump de “incitar uma insurreição” no ataque ao Capitólio dos EUA, no dia 6 do mês passado, no qual cinco pessoas morreram.

O placar final da votação foi de 57 senadores a favor da condenação e 43 contra, números insuficientes para os democratas, que precisavam de uma maioria de 67 votos para sancionar o antigo presidente, algo que desde o início parecia pouco provável.

Ainda assim, sete republicanos votaram para condenar Trump por “incitar uma insurreição”: Susan Collins, Lisa Murkowski, Mitt Romney, Ben Sasse, Bill Cassidy, Pat Toomey e Richard Burr.

No entanto, apesar da absolvição, foi a destituição presidencial que recebeu o apoio mais bipartidário dos quatro na história dos Estados Unidos, lista que inclui os julgamentos contra Andrew Johnson (1865-1869), Bill Clinton (1993-2001) e as dois episódios contra Trump.

A este respeito, Biden destacou o apoio de vários republicanos à condenação e argumentou que, embora a votação final não tenha conduzido a uma punição para Trump, “o conteúdo da posição não está em discussão”.

Ou seja, de acordo com Biden, ninguém duvida do papel que o antigo presidente desempenhou no incentivo aos seus apoiantes para invadir o Capitólio, aspecto que o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, destacou no seu discurso final de sábado, quando disse que Trump era “prática e moralmente responsável” pelo que aconteceu.

O julgamento político de Trump durou apenas cinco dias, já que ambas as partes optaram por um processo rápido sem testemunhas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.