
O Fórum das Ilhas do Pacífico (PIF), organização que reúne as nações insulares do mais vasto oceano do planeta, ficou este domingo a um passo da implosão, quando as Ilhas Marshall expressaram o seu descontentamento para com o principal órgão executivo da organização, numa região onde os Estados Unidos e a China estão a competir por influência.
Palau já anunciou que se está a retirar da organização e que se vai reunir com as Ilhas Marshall e outros membros do fórum das nações da Micronésia esta segunda-feira para discutir o que foi descrito como “uma grande fratura” na unidade regional.
A disputa estourou na quinta-feira, quando o candidato da Micronésia a próximo secretário-geral da organização foi rejeitado a favor do antigo primeiro-ministro das Ilhas Cook, Henry Puna, após uma reunião virtual de líderes do órgão, que conta com 18 membros.
Os cinco Estados da Micronésia – Palau, Ilhas Marshall, Kiribati, Nauru e Estados Federados da Micronésia – argumentaram que era a sua vez de preencher o cargo, ao abrigo de um acordo informal que existe há décadas: “Precisamos de reavaliar o nosso relacionamento com o PIF. Os estados membros ignoraram o ‘acordo de cavalheiros’ e não podemos mais aguentar”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros das Ilhas Marshall, Casten Nemra.
O PIF é composto principalmente por pequenas nações insulares do Pacífico, juntamente com a Austrália e a Nova Zelândia, e é um elemento-chave dos esforços diplomáticos dos aliados dos EUA na região.
No entanto, qualquer divisão no fórum poderia fornecer uma abertura para a China aumentar a sua influência sobre as nações insulares e escassamente povoados, mas estrategicamente importantes.
As nações da Micronésia há muito sentem que os seus Estados insulares do Pacífico norte foram negligenciados a favor dos seus vizinhos maiores e mais influentes no sul.
Leave a Reply