Covid-19. Lisboa no olho da tempestade, com dois mil positivos por 100 mil habitantes

Lisboa, com uma incidência de 1.965 positivos por cada 100 mil habitantes, tornou-se no principal foco da pandemia em Portugal, com metade dos óbitos e dos contagiados por Covid no país e com hospitais e morgues a ameaçar colapso.

De acordo com o último relatório da Direção-Geral da Saúde, a capital portuguesa é apenas ultrapassada por casos pontuais e chamativos como o do município de Penedono, em Viseu, ao norte do país, onde um rastreio massivo revelou 7.487 positivos por cada 100.000 habitantes.

No extremo oposto está Velas, na ilha açoriana de São Jorge, onde não foram registados contágios nas últimas duas semanas.

Especialistas portugueses apontam que a região de Lisboa e Vale do Tejo pode ser a única zona de Portugal que ainda não terá chegado ao pico máximo de contágios, enquanto que no Centro e Norte a expansão do vírus terá desacelerado em finais de Janeiro.

Portugal é actualmente o país com maior incidência do mundo em contágios e mortes por milhão de habitantes e tem as unidades de cuidados intensivos acima de 85 por cento da sua capacidade.

Vários dos seus parceiros europeus responderam ao pedido de socorro do Governo do país, que esta quarta-feira vai receber um contingente alemão com 26 profissionais de saúde e material hospitalar, enquanto estuda a proposta austríaca para trasladar pacientes graves e a oferta de ajuda de Espanha.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.