Covid-19. China desmantela rede que vendia vacinas falsas

As autoridades chinesas anunciaram a detenção de mais de 80 pessoas suspeitas de envolvimento num esquema de venda de vacinas falsificadas contra a Covid-19. A rede agora desmantelada operava desde Setembro do ano passado, esclareceu a imprensa oficial.

O tabloide Global Times noticiou que as autoridades do Continente também apreenderam 3.000 doses da falda vacina durante a operação, desencadeada sobretudo na região norte da China.

A rede criminosa actuava em várias cidades e a operação foi realizada em conjunto pelas forças de segurança de Pequim e das províncias de Jiangsu e Shandong, duas das províncias costeiras da República Popular da China

O especialista em vacinas Tao Lina garantiu que “as ‘vacinas’, compostas sobretudo por soro fisiológico, não surtiam efeito, mas também não causam problemas de saúde, sendo claro que os suspeitos queriam dinheiro”, sublinhou o responsável, em declarações ao Global Times.

Uma outra fonte ouvida pelo jornal argumentou que a rede pode estar envolvida na comercialização das vacinas falsas para o exterior. A 28 de Janeiro, a farmacêutica chinesa Sinovac, que desenvolveu uma das vacinas no país asiático, publicou um comunicado no qual alertava que algumas “empresas e indivíduos” falsificaram e utilizaram documentos de autorização da empresa para tentarem actuar como “distribuidores da vacina CoronaVac contra a Covid-19 e outros produtos de vacinação em mercados fora da China”.

O Governo Central deu, no início do ano passado, o pontapé de saída numa série de campanhas de vacinação para casos especiais, como militares ou diplomatas colocados no exterior.

As autoridades sanitárias iniciaram também em Dezembro passado uma campanha que visa imunizar até 50 milhões de chineses, antes da chegada do Ano do Boi, que tem inicio a 12 de Fevereiro, período no qual milhões de trabalhadores chineses regressam às regiões de origem.

A Administração Nacional de Saúde da China anunciou esta terça-feira que diagnosticou 12 casos por contágio local nas últimas 24 horas. Os novos casos foram detectados em duas províncias do nordeste do país.

O número total de infectados activos na China continental é de 1.582, entre os quais 72 se encontram em estado grave, de acordo com os números oficiais.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.