Áustria não recomenda uso da vacina da AstraZeneca em idosos

O Conselho Nacional de Vacinação da Áustria recomendou às suas autoridades sanitárias a utilização da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca apenas para a população entre os 18 e os 65 anos de idade, uma vez que não existem dados suficientes sobre a sua eficácia e segurança entre as pessoas acima dos 65, informou a radio-televisão pública ORF.

“Os dados de imunidade e segurança são comparáveis com os das pessoas mais jovens. (Mas) devido à pequena dimensão da amostra (dos estudos anteriores)… não é possível asseverar com segurança a sua eficácia para esta faixa etária”, disse o Conselho em comunicado.

Em qualquer caso, a agência assinala também que se houver problemas logísticos que impeçam a utilização das outras duas vacinas aprovadas na União Europeia (UE), as da BioNtech/Pfizer e Moderna, a da AstraZeneca também poderá ser utilizada em pessoas com mais de 65 anos.

O chanceler  do país, Sebastian Kurz, vai-se reunir esta segunda-feira com os governadores regionais e o comité de peritos austríaco para coordenar o plano nacional de vacinação, que está a progredir lentamente, como no resto da União Europeia, devido à escassez de vacinas.

As autoridades austríacas pretendem começar a vacinar com a vacina da AstraZeneca a 7 de Fevereiro, embora pareça difícil que o fármaco permita chegar ao objectivo de vacinar toda a população com mais de 65 anos até ao final de Março, tal como inicialmente foi  proposto pelo Executivo.

Kurz argumentou em Janeiro que a União Europeia devia aprovar o uso da vacina o mais rapidamente possível, uma vez que, na sua opinião, a empresa anglo-sueca podia enviar 2 milhões de doses para o país até ao final de Março.

Contudo, o número de doses que a Áustria irá receber é muito inferior, uma vez que vão chegar apenas 40 dos 80 milhões que a AstraZeneca deverá entregar à UE, como anunciou domingo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.