Vietname antecipa fim do congresso do Partido Comunista devido a surto

O Vietname  aprovou a sua primeira vacina contra a Covid-19 e encurtou uma importante reunião do Partido Comunista, informou a imprensa estatal no sábado, numa altura em que o país luta contra seu maior surto de coronavírus desde o início da pandemia.

O Vietname, um país com cerca de 98 milhões de habitantes que até recentemente vinha tendo grande sucesso no combate ao vírus, registou 208 novos casos desde que notificou dois casos transmitidos localmente na província de Hai Duong, no norte, na quinta-feira, incluindo 62 casos no sábado.

Essa é uma propagação rápida, visto que o Vietname registou apenas 1.767 casos e 35 mortes desde que a doença foi detectada pela primeira vez, há um ano, incluindo 901 infecções transmitidas localmente, graças a testes em massa e um programa de quarentena centralizado: “Temos experiência em lidar com surtos recentes”, disse o vice-ministro da Saúde, Nguyen Truong Son, num comunicado do governo no sábado, acrescentando que as autoridades vão tentar conter o surto até 6 de Fevereiro, antes das celebrações do Ano Novo Lunar.

Milhares de pessoas foram testadas depois de as autoridades terem confirmado que o surto se tinha espalhado para Hanói, onde o partido no poder está a realizar o seu congresso para escolher uma nova liderança.

A imprensa estatal disse que o congresso termina na segunda-feira, um dia antes do planeado. As notícias divulgadas não clarificaram sobre o motivo e foram posteriormente retiradas dos portais dos meios de comunicação oficiais.

O Ministério da Saúde vietnamita aprovou a vacina da AstraZeneca para inoculação doméstica horas depois de o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc ter dito na sexta-feira que o país teria uma vacina no primeiro trimestre.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.