O Reino Unido vai solicitar formalmente a sua adesão ao acordo de parceria transpacífica global e progressista (CPTPP, em inglês), um dos maiores tratados comerciais do mundo, um ano após a sua saída da União Europeia e um mês após o final do período de transição.
As negociações para a entrada do Reino Unido no bloco vão começar ainda este ano, explicou a ministra britânica de Comércio Internacional, Liz Truss.
A futura integração nesse tratado “irá ajudar a gerar empregos no Reino Unido e uma recuperação baseada na exportação, trazendo mais oportunidades de comércio com as nações do Pacífico em rápido crescimento”, disse Truss no Twitter.
O CPTPP (também conhecido pelas siglas TPP11), entrou em vigor em Dezembro de 2018 e é composto por onze nações, entre eles Japão, a terceira maior economia do mundo, Chile, México e Peru. É uma versão atualizada do TPP, assinado em 2016 e que entrou em crise com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o seu país em 2017.
Leave a Reply