Vacina da Novavax é “altamente eficaz”, mas estirpe sul-africana resiste

A empresa norte-americana de biotecnologia Novavax disse que a sua candidata a vacina contra a Covid-19 apresentou uma eficácia de 89,3 por cento, num grande ensaio clínico de fase 3 realizado no Reino Unido. O imunizante manteve uma elevada eficácia contra a variante identificada no país.

Mas as boas notícias foram parcialmente obliteradas por outros resultados que mostraram que a vacina oferecia uma protecção bem menor contra uma variante mais contagiosa do coronavírus descoberta na África do Sul, que se está a espalhar rapidamente pelo mundo.

A Novavax disse que começou a trabalhar em novas vacinas contra cepas emergentes no início de Janeiro e espera selecionar candidatos ideais nos próximos dias e começar os testes clínicos no segundo trimestre do ano : “A NVX-CoV2373 tem o potencial de desempenhar um papel importante na solução desta crise de saúde pública global”, disse o presidente e director-executivo da empresa, Stanley Erck. “Esperamos continuar a trabalhar com nossos parceiros, colaboradores, investigadores e reguladores em todo o mundo para disponibilizar a vacina o mais rapidamente possível”, acrescentou.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reagiu com um tweet, afirmando que os resultados eram uma “boa notícia”: “O nosso regulador de medicamentos vai agora avaliar a vacina, que será produzida em Teesside [norte da Inglaterra]. Se for aprovada, temos um pedido de 60 milhões de doses”, acrescentou.

Ao contrário do que sucede com as vacinas da Pfizer e da Moderna, que utilizam tecnologia de RNAm, a da Novavax injecta partes do coronavírus em humanos para provocar uma resposta imune.

Ainda muito boa’ contra a B.1.351

O teste britânico envolveu 15.000 pessoas com idades entre os 18 e os 84 anos, incluindo 27 por cento acima dos 65 anos.

A primeira análise intermediária baseou-se em 62 casos de Covid-19, dos quais 56 se reportavam a um grupo que tomou um placebo e a seis que receberam a NVX-CoV2373. A análise preliminar da empresa informou que a variante identificada pela primeira vez na Grã-Bretanha, a B.1.1.7, foi detectada em mais de 50 por cento dos casos.

A eficácia contra a cepa original do coronavírus foi de 95,6 por cento, enquanto no caso da variante britânica, alcançou 85,6 por cento:  “Estes resultados são espectaculares e estamos muito contentes de ter ajudado a Novavax no desenvolvimento desta vacina”, disse num comunicado Clive Dix, presidente do Grupo de Trabalho de Vacinas do Reino Unido.

Mas a eficácia foi muito menor num pequeno ensaio feito na África do Sul. Participaram pouco mais de 4.400 pacientes de Setembro a meados de Janeiro, período no qual a variante B.1.351 se estava a espalhar por todo o país.

A eficácia geral foi de 49,4 por cento, mas a taxa aumentou para 60 por cento entre 94 por cento dos participantes do ensaio que eram HIV negativos.

De forma preocupante, a Novavax relatou que cerca de um terço dos participantes do estudo na África do Sul tinham sido infectados anteriormente com a forma original do vírus, enquanto as infecções subsequentes durante o estudo foram em grande parte pela variante.

Amesh Adalja, médico e investigador sénior do Centro Johns Hopkins para Segurança da Saúde, disse à AFP que é importante manter em perspectiva a eficácia reduzida e que a vacina ainda assim é um sucesso: “Sessenta por cento contra a variante ainda é muito bom”, afirmou ele. “Claramente, a vacina Novavax preveniu formas graves da doença, o que é realmente o que mais importa”.

J&J será a próxima?

Os estudos são os primeiros a avaliar o desempenho de uma vacina da Covid-19 contra as variantes do Reino Unido e da África do Sul no mundo real.

A Pfizer e a Moderna disseram anteriormente que suas vacinas permanecem eficazes contra as variantes, mas os seus estudos foram baseados em investigações laboratoriais.

Os Estados Unidos da América disseram na quinta-feira que encontraram os seus dois primeiros casos da cepa B.1.351 em solo norte-americano, causando preocupação com a possibilidade da taxa de infecção nacional, que actualmente está em declínio, voltar a aumentar.

O anúncio da Novavax pressiona outro fabricante de vacinas, a Johnson & Johnson, que deve anunciar os resultados de seu ensaio de fase 3 na próxima semana.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.