Jacarés invadem centro comercial no Paraguai

Uma equipa de bombeiros voluntários capturou sete jacarés de até dois metros num centro comercial na cidade paraguaia de Itá, depois de uma tempestade ter feito transbordar uma lagoa.

Os residentes da zona, apavorados com a presença dos répteis, chamaram as equipas de resgate que, ao fim de várias horas, conseguiram capturá-los na quarta-feira.

Os animais escaparam na sequência do desabamento de um muro de contenção devido às chuvas intensas que inundaram a lagoa, disse aos jornalistas Francisco Platón, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Itá: “O que acontece é que a lagoa do parque transbordou devido à quantidade de chuva que caiu e os jacarés saíram à procura de refúgio na superfície seca para descansar”, explicou Platón à AFP.

Vários deles aproximaram-se das lojas, de acordo com fotos e vídeos de testemunhas: “Felizmente aconteceu à noite. Os jacarés são uma atracção do parque da cidade, mas são um perigo quando ocorrem fenómenos como este que fogem ao nosso controlo”, disse Diego Caputo, secretário da Câmara Municipal  de Itá.

A temporada de chuvas não para no Paraguai desde a semana passada, com inúmeras cheias e cortes de energia.

O serviço de meteorologia do país alertou que mais chuvas são esperadas até domingo.

A organização civil “Salvemos la laguna de Itá” denunciou em comunicado que há superpopulação de jacarés no local: “Com o tempo pode representar um perigo para as pessoas. Por falta de comida, podem registar-se agressões”, alertou.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, pediu no Twitter para “notificar a linha de emergência se alguém avistar outro jacaré em vias públicas”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.