Brasil é o pior país a gerir a pandemia. Nova Zelândia o melhor

A gestão pública brasileira da pandemia de Covid-19 é a pior do mundo, enquanto a da Nova Zelândia é a melhor, de acordo com um estudo publicado na quinta-feira por um grupo de reflexão na Austrália. O estudo teve em conta o exemplo de uma centena de países. O exemplo de Macau, com 47 casos detectados desde o início da pandemia, não foi avaliado.

O Lowy Institute de Sydney analisou quase uma centena países de acordo com seis critérios, como casos confirmados, mortes e capacidade de detecção.

“Colectivamente, esses indicadores indicam quão bem ou mal os países administraram a pandemia”, de acordo com a análise desta instituição independente.

Além da Nova Zelândia – que praticamente erradicou o vírus com encerramentos de fronteira “precoces e drásticos”, bloqueios e testes de diagnóstico – o Vietname, Taiwan, a Tailândia, o Chipre, o Ruanda, a Islândia, a Austrália, a Letónia e o Sri Lanka estão entre os 10 países melhor sucedidos na resposta à pandemia. No final da lista estão o Brasil (98), o México, a Colômbia, o Irão e os Estados Unidos da América.

O Brasil regista mais de 218.000 mortes por coronavírus, o país com mais mortes atrás dos Estados Unidos da América.

Os dois países mais populosos do continente americano tiveram em comum governos de líderes populistas nacionalistas – Jair Bolsonaro e Donald Trump- que minimizaram activamente a ameaça da Covid-19, ridicularizaram o uso de máscaras, opuseram-se a confinamentos e encerramentos, mas acabaram por ser infectados pelo vírus.

A China – onde o vírus surgiu no final de 2019 – não está incluída na lista por falta de dados de diagnóstico disponíveis ao público, de acordo com os responsáveis pela investigação.

Segundo os autores do estudo, Pequim tentou agressivamente manipular a percepção pública de como estava a lidar com a epidemia para provar que seu sistema autoritário é superior a governos democráticos, muitos dos quais fracassaram na gestão da crise.

O Lowy Institute afirma que não há um vencedor claro quando se trata de saber qual sistema político administrou melhor a pandemia, porque, em praticamente todos os países analisados, a resposta foi bastante medíocre: “Alguns países administraram a pandemia melhor do que outros, mas a maioria deles destacaram-se por um desempenho insatisfatório”, observa o estudo.

Os países pequenos, com populações abaixo dos 10 milhões de pessoas, mostraram ter algumas vantagens: “Em geral, os países com menos populações, sociedades mais coesas e instituições bem treinadas têm uma vantagem comparativa quando se trata de lidar com crises globais como a pandemia”, revela o estudo.

Mais de 100 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus e 2,2 milhões morreram desde Dezembro de 2019.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.