Indonésia. Vulcão Merapi entra em erupção

O vulcão indonésio Merapi, um dos mais activos do mundo, entrou em erupção nesta quarta-feira, lançando nuvens de cinzas e fumo durante pelo menos 30 vezes. A coluna de cinza incandescente chegou a alcançar três quilómetros de altura, de acordo com os serviços geológicos indonésios.

Alertando sobre a possibilidade da zona poder vir a ser varrida por torrentes de lava, as autoridades pediram aos residentes que respeitem um perímetros de segurança de cinco quilómetros ao redor do vulcão, situado perto da cidade turística de Yogyakarta, capital cultural da Indonésia, na ilha de Java.

Ao longo dos últimos dias, o vulcão expulsou rios de lava brilhante, mas as autoridades mantiveram o alerta um nível abaixo do máximo.

A última grande erupção do Merapi foi em 2010, quando mais de 300 pessoas morreram e mais de 280.000 foram evacuadas.

Essa foi a erupção mais potente desde a de 1930, que causou cerca de 1.300 mortes. Em 1994, 60 pessoas morreram noutra erupção.

A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas e quase 130 vulcões activos, sofre de uma actividade sísmica e vulcânica frequente devido à sua situação no chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona onde grandes placas tectónicas colidem.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.