
O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, inaugurou na segunda-feira uma inédita edição virtual do Fórum de Davos com um pedido de união global acima das diferenças de modo a combater a pandemia de covid-19, que levou o mundo “à sua pior crise desde a Segunda Guerra Mundial”.
“Não há dúvidas de que a humanidade vencerá o vírus e sairá mais forte deste desastre”, comentou Xi, cujo discurso transmitido desde o Grande Palácio do Povo de Pequim deu início a uma semana de reuniões bilaterais nas quais será debatido como o mundo pode recuperar das consequências da pandemia.
Xi afirmou que “o mundo não voltará a ser o que foi no passado” e pediu que a comunidade internacional se adapte às novas realidades pós-pandemia, “aumentando a coordenação das políticas macroeconómicas para promover conjuntamente um crescimento sustentável, equilibrado e inclusivo”.
“É preciso abandonar os preconceitos ideológicos e seguir um caminho de coexistência pacífica, benefício mútuo e cooperação para que todos ganhem”, respeitando as diferentes histórias, culturas e sistemas sociais de cada país, comentou.
De acordo com o presidente chinês, “o que deve alarmar é a arrogância, o preconceito, o ódio e as tentativas de impor uma hierarquia à civilização humana”.
Xi pediu no seu discurso o apoio internacional a instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e ao Acordo de Paris.
Leave a Reply