Portugal. Intenção de incluir políticos em plano de vacinação prioritária causa polémica

Um plano que inclui políticos entre os grupos prioritários para a vacinação em Portugal suscitou polémica entre a população na sexta-feira, por entre  uma vaga de contágios aparentemente descontrolada que deixa recordes diários de vítimas, mantém a população confinada e forçou uma vez mais ao encerramento das escolas.

“É essencial proteger os titulares de altos cargos”, disse o coordenador do grupo de trabalho responsável do plano de vacinação em Portugal, Francisco Ramos.

A proposta, explicou Ramos ao jornal Expresso, procede da Direcção-Geral da Saúde e é estudada para “chegar a uma decisão final”, embora “obviamente é essencial que estejam protegidos”.

Os altos cargos vão-se juntar a bombeiros, trabalhadores de emergências hospitalares e membros das Forças Armadas, acrescentou.

Ficam fora desta lista os profissionais do sector educativo, que pediram para fazer parte dos grupos prioritários, embora, segundo Ramos, “mais de um milhão de portugueses mereciam ser considerados nesta fase, mas não há vacinas disponíveis e temos que eleger identificando quem são muito prioritários”.

O plano que dá prioridade aos políticos para receber a vacina causou polémica entre os portugueses, que viram o seu país passar de ser considerado um modelo durante a primeira vaga da pandemia, em Março do ano passado, a encabeçar a lista mundial de contágios por habitantes.

“Um política que tira a vacina a um professor”

“Um político que tira a vacina a um professor deve ser denunciado”, criticava um leitor num site de um jornal. “Não sejam oportunistas”, escrevia outro. “Os políticos vão passar outra vez à frente de toda a gente?”, perguntava outro dos leitores.

A saúde portuguesa está a colapsar e o Governo de António Costa é alvo de críticas pelo, segundo a oposição, atraso em adoptar medidas contundentes para evitar os mais de 200 mortos diários por Covid que se contabilizaram esta semana.

Enquanto isso, o responsável do plano de vacinação defende-se: as vacinas começaram a ser aplicadas a trabalhadores de saúde e depois em lares e, assegura, na próxima semana cerca de dois terços dos idosos nos lares e cerca de 15 por cento dos trabalhadores de hospitais já terão sido vacinados.

No meio deste cenário sem precedentes no país, os portugueses estão convocados a votar nas presidenciais do próximo dia 24, algo precedido de uma questionada campanha eleitoral, com actos públicos e grandes jantares de alguns candidatos enquanto a população está confinada.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.