
A presidente do governo alemão, Angela Merkel, anunciou na quinta-feira a intenção de manter discussões com a Suíça sobre possíveis controlos na sua fronteira comum. O objectivo, explica Merkel, é o de evitar a propagação da Covid-19 e das suas variantes.
“Certamente teremos que discutir com a Suíça”, indicou em conferência de imprensa em Berlim, referindo-se à situação com países que fazem fronteira com a Alemanha mais ou menos afectados pelos vírus ou por novas variants do virus: “Não se trata de estabelecer controlos fronteiriços generalizados, vamos tentar evitar isso. Mas digo abertamente: se um país com uma taxa de incidência duas vezes maior que a Alemanha reabrir todas as suas lojas enquanto as nossas ainda estão fechadas, obviamente temos um problema”, vincou a chanceler. Angela Merkel explicou também que já tinha discutido a questão de trâmites fronteiriços com a República Checa.
Na Suíça, o teletrabalho passou a ser obrigatório desde segunda-feira e os comércios não-essenciais estão fechados há um mês. Na Alemanha, escolas, restaurantes e todos os comércios não-essenciais estão encerrados até pelo menos 14 de Fevereiro.
Leave a Reply