Covid-19. Portugal de regresso à lista negra das autoridades suiças

As autoridades suiças vão impor a partir de Fevereiro uma quarentena obrigatória aos viajantes que regressem de Portugal, que passa a integrar a lista juntamente com mais dez países e cinco regiões de países vizinhos, anunciou a Confederação Helvética na quarta-feira.

De acordo com a lista actualizada divulgada na quarta-feira pelo Gabinete Federal de Saúde Pública, foram adicionados mais dez países, incluindo Portugal, e cinco regiões de países vizinhos. Entre os países que regressam à lista negra das autoridades helvéticas estão ainda Espanha, Chipre, Líbano ou o Principado do Mónaco, sendo a quarentena obrigatória a que estão sujeitos os viajantes de dez dias.

Esta determinação foi suspensa para viajantes oriundos da Croácia, Dinamarca, Geórgia, Luxemburgo e Sérvia, onde o número de novas infecções caiu nos últimos dias.

Já as regiões vizinhas de Provence-Alpes-Côte d`Azur, Emilia-Romagna e Friuli-Venezia Giulia na Itália, Turíngia no leste da Alemanha e Salzburgo na Áustria foram adicionadas à lista.

O desrespeito desta medida pode resultar numa multa  de até 10 mil francos suíços, qualquer coisa como 9.200 euros. O Gabinete Federal de Saúde Pública esclarece  que um teste negativo à Covid-19 não inviabiliza a obrigatoriedade de quarentena.

A decisão de adicionar um país ou uma região à lista depende da incidência da Covid-19 relativamente aos últimos 14 dias, em concreto do número de novas infecções por 100 mil habitantes. Se a incidência de um país ultrapassar pelo menos 60 relativamente à Suíça, o país passa a integrar a lista. Nos últimos dias, Portugal tem sido dos países do mundo onde o número de novas infecções mais tem crescido.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.