
O presidente russo Vladimir Putin banhou-se, na terça-feira (19), perto de Moscovo em água gelada a uma temperatura de -20ºC, cumprindo uma tradição ortodoxa que celebra a Epifania e o baptismo de Cristo.
Depois de tirar um casaco grosso e as botas, o líder do Kremlin, de 68 anos, com um fato de banho azul, entrou numa piscina natural frente a uma grande cruz translúcida, aparentemente esculpida em gelo e cercada por neve.
Putin mergulhou depois três vezes, fazendo o sinal da cruz dos cristãos ortodoxos, de acordo com as imagens divulgadas pela Presidência russa.
O Kremlin informou que este banho em temperaturas abaixo de zero marca “uma das festas cristãs mais importantes – o baptismo de Cristo”.
A 19 de Janeiro, o dia da Epifania na tradição cristã ortodoxa, milhares de russos mergulham em buracos escavados no gelo, em lagoas ou em rios. É deste modo que comemoram o baptismo de Jesus Cristo no rio Jordão.
Embora a tradição dos banhos gelados seja muito popular, alguns líderes da Igreja ortodoxa russa já afirmaram que não é canónica e que não a praticam.
Leave a Reply