As autoridades moçambicanas preveem que o país venha a ser atingido por uma nova tempestade tropical no fim-de-semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique, a tempestade Eloise deve atingir o litoral do país a 23 ou 24 de Janeiro. As províncias da Zambézia, de Sofala e de Inhambane estão na rota do ciclone.
“As projecções actuais indicam que esta tempestade pode atingir a costa moçambicana nos dias 23 ou 24 de Janeiro, afectando as províncias da Zambézia, Sofala e Inhambane”, alerta o INEM.
A tempestade é forte e deverá atingir Madagáscar ainda durante a noite desta terça-feira, adianta o serviço de meteorologia francês da ilha de Reunião, que mantém um acompanhamento permanente das depressões atmosféricas
“A tempestade Eloise deve sair [de Madagáscar] pela zona sul do Canal de Moçambique na próxima quinta-feira. Deverá então intensificar-se e poderá atingir a costa moçambicana no fim-de- semana já na fase de ciclone”, prevê a organização do território francês ultramarino.
A zona centro de Moçambique foi atingida no final de 2020 pela tempestade Chalane que afetou 73.500 pessoas e provocou sete mortos, de acordo com o mais recente balanço das autoridades.
O país atravessa a época chuvosa e ciclónica, que ocorre entre os meses de Outubro e Abril. O período chuvoso de 2018/2019 foi dos mais severos de que há memória em Moçambique: 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas de dois dos maiores ciclones – Idai e Kenneth – que já se abateram sobre o país.
Leave a Reply