
Um grupo de virologistas alemães está a investigar uma possível nova variante da Covid-19 detectada numa clínica em Garmisch-Partenkirchen, na Baviera, de acordo com informações da estação pública de televisão ARD, que cita fontes de saúde locais.
Entre os especialistas que estão a analisar o caso está Christian Drosten, director de Virologia da Clínica Universitária La Charité em Berlim e um dos principais virologistas da Alemanha.
A origem da suspeita é um surto na clínica de Garmisch-Partenkirchen, onde foram confirmados 73 positivos, entre pacientes e trabalhadores de saúde. Em três destes casos parece tratar-se de uma variante ainda desconhecida, embora não tenha sido determinado até agora se existe maior risco.
A Alemanha tem registado nos últimos dias um claro abrandamento das novas infecções, embora as autoridades sanitárias e o Governo de Angela Merkel alertem contra uma possível propagação da variante britânica ou sul-africana.
Controlar a propagação destas novas variantes em território alemão é fundamental porque estas mutações parecem ser mais infecciosas, disse o ministro da Saúde, Jens Spahn: “Parece que não afectam a gravidade da doença. Mas infectam muito mais pessoas. Isso significa mais hospitalizações e uma maior ocupação das unidades de cuidados intensivos”, sublinhou.
O número total de mortes com ou por Covid-19 desde o início da pandemia na Alemanha é de 46.633, e o número total de infecções é de 2.040.659, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI).
Leave a Reply