França. Milhares na rua em protesto contra a Lei da Segurança Global

Milhares de pessoas manifestaram-se novamente no sábado em  França contra a lei baptizada de “Segurança Global”, que visa restringir a divulgação maliciosa de imagens de agentes da polícia em acção.

Cerca de 34.000 pessoas, segundo a polícia, ou 200.000, na contagem dos organizadores, caminharam pelas ruas da França para protestar, numa altura em que o país está a braços com o recrudescimento da pandemia do coronavírus, disseram à AFP o Ministério do Interior e o sindicato SNJ-CGT.

Em Paris, vários milhares de pessoas marcharam sob uma chuva de granizo em direcção à simbólica Praça da Bastilha, atrás de uma faixa pedindo a retirada da iniciativa, aos gritos de “polícia por toda parte, justiça em nenhuma”.

Em várias cidades, grupos de jovens aderiram ao movimento para denunciar a “repressão desproporcional” a uma ‘rave’ (festa com música eletrónica) na região oeste da Bretanha, que reuniu 2.400 pessoas na véspera de Ano Novo.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, informou que “75 pessoas foram presas, 24 delas em Paris” e que “12 policias e guardas ficaram feridos”.

As “marchas pelas liberdades”, convocadas por grupos de defesa dos direitos humanos, sindicatos e associações de jornalistas, surgem semanas antes de o Senado examinar o projecto de lei, já aprovado em primeira discussão pelo Parlamento: “O que está em jogo (…) é importante, afecta o próprio respeito pelo Estado de direito” e o controlo das autoridades “pelos cidadãos, o Parlamento, a justiça e a imprensa”, consideram esses grupos, que pedem a retirada de várias disposições do texto, como o artigo 24, sobre a divulgação de imagens de agentes.

A mobilização iniciada em 17 de Novembro resultou em várias manifestações, às vezes marcadas, principalmente em Paris, por confrontos com as forças de segurança. Quase meio milhão de pessoas manifestaram-se a 28 de Novembro na França, ou 133.000 de acordo com o governo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.