
A direcção do memorial do antigo campo de concentração nazi de Buchenwald, na Alemanha, denunciou esta quinta-feira o comportamento de visitantes que se deslocam ao local para praticar desporto e até andar de trenó sobre as valas comuns.
“As actividades desportivas são uma violação das regras para os visitantes e perturbam a paz dos mortos”, manifestou-se a instituição num comunicado, alertando que a sua equipa de segurança vai intensificar as patrulhas e que quem cumprir será denunciado à polícia.
“Nos últimos fins de semana, tivemos muitas pessoas aqui”, afirmou o director da fundação, Jens Christian Wagner, à revista alemã Der Spiegel. “Todas as vagas de estacionamento estavam ocupadas, e não eram por visitantes do memorial, mas por amantes dos desportos de Inverno”, explicou, contando ter descoberto rastos de trenós e de esquis até “nos túmulos”.
Outros vão passear com os seus cães: “Com o tempo, a sensibilidade histórica diminui”, lamentou.
Entre a sua criação em 1937 e a a sua libertação, em Abril de 1945, pelos próprios prisioneiros, cerca de 56.000 pessoas morreram no campo de extermínio de Buchenwald, localizado na região alemã da Turíngia.
Leave a Reply