Alemanha quer controlar a pandemia até ao final do ano

A Alemanha tenciona controlar a pandemia de coronavírus até ao final do ano, mas uma nova e mais virulenta variante do vírus pode agravar a situação, disse o principal responsável pelas estratégias d saúde pública do país nesta quinta-feira.

A Alemanha registrou até agora 16 casos de pessoas com a variante britânica do coronavírus e quatro com a variante sul-africana, disse Lother Wieler, presidente do instituto de saúde Robert Koch (RKI), numa conferência de imprensa. Todos os casos detectados até agora são de pessoas que viajaram para o exterior.

Estas não serão as últimas variantes que serão dectectadas, disse Wieler, em referência também a uma variante do coronavírus encontrada no Brasil: “Teremos mais variações… Portanto, não viajem”, afirmou.

Hospitais em 10 dos 16 Estados alemães enfrentam escassez de meios, uma vez que 85 por cento das  camas disponíveis nas unidades de cuidados intensivos estão ocupadas por pacientes com coronavírus, disse Wieler.

O responsável fez um apelo para que as pessoas que tiverem a oportunidade de se vacinarem contra a Covid-19 o façam para aliviar o fardo sobre os hospitais, defendendo ao mesmo tempo que as pessoas também devem manter o distanciamento social e as regras de higiene.

“No final do ano teremos essa pandemia sob controle”, disse Wieler, acrescentando que até lá deve haver disponibilidade de vacinas suficientes para inocular toda a população.Na quinta-feira, o RKI reportou 25.164 novos casos de coronavírus na Alemanha e 1.244 mortes, um recorde, o que eleva o total de mortos por Covid-19 no país desde o início da pandemia para 43.881.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.