Reino Unido com o maior aumento anual de mortes desde a II Guerra Mundial

O Reino Unido registou em 2020 o maior crescimento anual de mortes desde a II Guerra Mundial devido à pandemia de Covid-19, de acordo com os números divulgados esta terça-feira pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (OMS).

Em 2020, o Reino Unido registou 697.000 falecimentos, mais 15 por cento que a média de mortes registadas em anos anteriores e a percentagem mais alta correspondente a um período de 12 meses desde 1940, de acordo com Gabinete.

Os especialistas advertem que a situação pode piorar com o aumento de mortes por Covid-19 devido à propagação de uma nova estirpe do novo coronavírus.

Richard Murray, director do King’s Fund, uma organização benéfica que trabalha para melhorar a saúde e bem-estar da população, disse que o Reino Unido tem um dos níveis de mortes por milhão de habitantes mais alto do mundo: “Numa pandemia, os erros custam vidas. As decisões de entrar em confinamento foram lentas, e o Governo fracassou em aprender com erros passados ou das experiências de outros países”, assinalou Murray à imprensa local. “Como muitos países, o Reino Unido estava mal preparado para este tipo de pandemia”, acrescentou.O Governo britânico foi criticado em Março do ano passado por ter adiado a decisão de colocar o país em confinamento para conter a propagação da Covid-19, algo que aconteceu novamente com a medida actual, tomada na semana passada.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.