
As autoridades sanitárias do Japão detectaram uma nova estirpe de Covid-19, aparentemente distinta das detectadas no Reino Unido e na África do Sul, em várias pessoas que regressaram no início do mês ao país oriundas do Brasil.
Os pacientes infectados são dois homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre a adolescência e os 40 anos, que testaram positivo para a Covid-19 à chegada ao aeroporto de Haneda, em Tóquio, vindas do estado brasileiro de Amazonas, informaram o Ministério da Saúde e o Centro Nacional de Doenças Infeciosas (NIID). Três tinham mostrado sintomas como dificuldade para respirar, febre e dor de garganta.
Embora a variante detectada “partilhe semelhanças com as estirpes que são motivo de preocupação pela sua maior infecciosidade” detectadas recentemente no Reino Unido e na África do Sul, este tipo em particular não parece ter sido identificado antes, explicou o NIID em comunicado.
O centro de doenças infecciosas japonês chegou a esta conclusão depois de sequenciar os genes do vírus, no qual detectou doze mutações, e assinalou que de momento “é difícil determinar a infecciosidade, patogenicidade ou efeitos nos métodos de teste e vacinas”, e recomendou manter os pacientes infectados em isolamento.O ministério da Saúde já informou sobre esta estirpe às autoridades do Brasil e à Organização Mundial da Saúde.
Leave a Reply