Nova espécie de borboleta descoberta no Algarve

Uma nova espécie de borboleta diurna foi descoberta no Algarve, no sul de Portugal. A nova borboleta foi denominado Heterogynis cynetis, um nome que faz alusão a um povo pré-romano da Península Ibérica.

A nova espécie foi descoberta por uma equipa liderada pelo alemão Josef J. de Freina e no qual participam investigadores do Instituto de Biologia Evolutiva (IBE) do Centro Superior de Investigações Científicas de Espanha (CSIC-UPF) e da Associação Espanhola para a Protecção das Borboletas e do seu Meio, a Zerynthia.

Embora todas as espécies deste grupo sejam muito semelhantes no seu aspecto externo, a espécie agora descoberta está geneticamente bem diferenciada do resto dos seus parentes conhecidos e mostra singularidades muito notáveis na sua biologia.

O nome da nova espécie, Heterogynis cynetis, faz alusão aos cinetes, ou cónios, o povo pré-romano da Península Ibérica que habitava uma região da costa sul-atlântica, entre o vale de Guadalquivir e o cabo de São Vicente, território que corresponder, em grande medida, ao Algarve actual.

Os investigadores pensaram inicialmente que esta borboleta se tratava da mesma espécie que habita as cidades espanholas de Cádiz e de Málaga, devido tanto à sua semelhança no aspecto externo como à sua proximidade geográfica.

Algumas das suas características são que os machos voam de dia e que as fêmeas não têm asas, pelo que mal se podem mover. Além disso, assemelham-se mais às suas lagartas do que a uma borboleta adulta: “É surpreendente que a cada ano que passa continuemos a descobrir novas espécies de lepidópteros na Península Ibérica, e a enorme biodiversidade de borboletas do território dá fé”, disse Roger Vila, investigador do IBE e coautor do estudo.Para o presidente do Zerynthia e também co-autor, Yeray Monasterio, o valor deste tipo de estudos reside na necessidade de identificar e conhecer a biodiversidade “como primeiro passo para a sua conservação e para o desenho de políticas ambientais que preservem os valores naturais”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.