Espanha. Pandemia agrava-se, Governo reforça restrições

As autoridades espanholas registaram 23.700 novos casos de Covid-19 e 352 mortes na terça-feira, dados oficiais que mostram um agravamento da pandemia no país. O Governo optou por endurecer as restrições já aplicadas face a uma terceira vaga da doença, enquanto a campanha de vacinação avança lentamente, com apenas 139.339 doses aplicadas.

Os dados fornecidos esta terça pelo Ministério da Saúde espanhol mostram o impacto das concentrações familiares nas festas de Natal e fim de ano, embora os números ainda não sejam um reflexo das consequências do relaxamento das restrições durante os últimos dias para a evolução da pandemia no país.

Desde o início da crise sanitária, Espanha, que conta com aproximadamente 46,9 milhões de habitantes, registou, segundo a contagem oficial, 1.982.544 casos de Covid-19 e 51.430 mortes.

Já a incidência da doença por 100.000 habitantes, que era inferior a 250 casos no início de Dezembro, aumentou novamente nas últimas horas para 296,29.

Além disso, há actualmente 13.841 pessoas infectadas pelo novo coronavírus internadas (383 a mais do que na segunda-feira), o que eleva a taxa de ocupação hospitalar de 11,12 por cento na segunda para 11,38 por cento nesta terça-feira, enquanto em unidades de cuidados intensivos (UCIs) esta percentagem chega a 23,13 por cento..

Restrições mais rigorosas

Tendo em conta o aumento preocupante dos contágios, e sem que o impacto das celebrações de Natal tenha sido totalmente sentido, muitas comunidades autónomas espanholas começaram a anunciar novas restrições, a maioria delas com duração até ao final do mês.

A Catalunha foi a primeira região a endurecer as medidas já vigentes, incluindo o decretar de um confinamento em todos os seus municípios a partir de 7 de Janeiro.

Desde esta segunda-feira, 18 zonas básicas de saúde – subdivisões territoriais baseadas na proximidade de centros de saúde – de Madrid, além de cinco municípios próximos da capital, também estão em regime de confinamento.

Em Castela e Leão, o governo regional planeia pedir ao governo um confinamento “curto mas eficaz” contra uma eventual terceira vaga.

Vacinação a passo de caracol

Enquanto isso, a campanha de vacinação continua, na esperança de recuperar o ritmo perdido nos últimos dias com o reforço de profissionais de enfermagem e com a chegada à Espanha de um novo carregamento da vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNtech.

O país recebe uma remessa de 360.000 doses por semana, embora nos primeiros sete dias, que coincidiram com as festas de Natal e fim de ano, a campanha de vacinação não tenha sido tão rápida como se esperava.

Até agora foram apenas vacinadas 139.339 pessoas, pelo que, para concluir com sucesso o plano de imunização dentro do prazo previsto, o sindicato de enfermeiros pediu na terça-feira que as suas equipas sejam reforçadas “agora”.O sindicato lembrou que antes da pandemia havia um défice de 15.500 enfermeiros especializados em cuidados básicos, uma escassez que é agora muito maior em plena crise sanitária.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.