Morreu o escultor João Cutileiro

O escultor português João Cutileiro, considerado uma das grandes figuras da escultura contemporânea, morreu esta terça-feira aos 83 anos em Lisboa, vítima de uma doença pulmonar.

João Cutileiro (Lisboa, 1937) faleceu na última madrugada num hospital da capital portuguesa onde estava internado com um enfisema pulmonar, de acordo com a imprensa portuguesa.

Considerado um dos escultores portugueses mais relevantes do século XX, é autor, entre outras obras emblemáticas, do Monumento ao 25 de Abril, que presta homenagem à Revolução dos Cravos, instalado no Parque Eduardo VII em Lisboa.

Fica também na memória dos portugueses o seu desafio ao Estado Novo na década de 70 com a sua escultura de Dom Sebastião, que reflecte o rei como um boneco articulado.

Cutileiro, professor de uma vasta geração de artistas portugueses, formou-se na Slade School of Arts de Londres e realizou a sua primeira exposição, “Tentativas Plásticas”, aos catorze anos.Recebeu, entre outras distinções, a Ordem de Santiago de Espada, o doutoramento Honoris Causa das Universidades de Évora e Nova de Lisboa, assim como a medalha de mérito cultural do Governo português.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.