Nova aventura de Astérix chega às livrarias em Outubro

O lançamento do 29º álbum das aventuras de “Asterix” está previsto para 21 de Outubro, anunciou à imprensa francesa o roteirista Jean-Yves Ferri, que se tornou num dos “pais” adoptivos do personagem, ao lado do desenhador Didier Conrad.

“Trata-se de um álbum de viagem, já que a última aventura se passava na aldeia dos gauleses. Asterix e ‘Obelix’ vão viajar para um destino desconhecido. Esse país, na verdade, não existe actualmente como tal”, contou Ferri ao semanário francês “Journal du Dimanche”. “Cada álbum é um pequeno passo para que os leitores se possam divertir um pouco. E Obelix continua sua lenta evolução psicológica.”

Ao ser questionado se ainda pode recorrer aos clichés do país visitado, como costumava fazer a série de banda desenhada, Ferri reconheceu que, actualmente, é mais difícil: “Nos anos 1960, Albert Uderzo e René Goscinny podiam rir dos estrangeiros, fazer caricaturas dos ingleses e gregos. O ambiente era saudável. Hoje, praticamente precisamos de um dicionário para saber sobre o que podemos brincar.”

“Brincar com os clichés faz parte dos códigos de Asterix, mas não me incomoda afastar-me um pouco disso. Tenho a sorte do meu humor, em termos particulares, não me levar para caricaturas muito frontais. Em ‘A Filha de Vercingétorix’, atenuei a forma de falar dos adolescentes, por exemplo”, contou Ferri, responsável pelo argumento das aventuras desde 2013. O álbum anterior do personagem foi o livro mais vendido de 2019 na França.Desde 2013, os heróis criados há 61 anos pelos falecidos René Goscinny e Albert Uderzo alternam entre uma aventura na aldeia dos gauleses e uma viagem:  “É tentador falar sobre o novo coronavírus, que afecta o mundo inteiro, mas descartei essa ideia. A pandemia é um assunto triste, carregado de ansiedade. É melhor rir de outra coisa e desejar que, quando o álbum for lançado, já tenhamos virado essa página”, disse Ferri. “Apesar de tudo, talvez encontrem uma referência a uma poção que parece uma vacina ou algumas piscadelas.”

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.