Bitcoin ultrapassa a barreira dos 30 mil dólares pela primeira vez

O valor da bitcoin, a primeira criptomoeda descentralizada, ultrapassou este sábado os 30.000 dólares pela primeira vez na sua história. Por volta das 14h, uma bitcoin valia 31.502,77 doláres, de acordo com dados compilados pela agência Bloomberg.

A Bitcoin ultrapassou o limite de 20.000 dólares pela primeira vez a 16 de Dezembro. “O apetite pelo risco” face a esta criptomoeda “continua indomável”, explicou Timo Emden, diretor da Emden Research, numa nota de análise, que não descartou “novos recordes históricos” a curto prazo.

No final de Outubro, o gigante dos pagamentos electrónicos Paypal lançou uma linha de compra, vendendo em bitcoins, o que impulsionou ainda mais a moeda virtual.

Os fundos mútuos, que por muito tempo se mostraram relutantes em reconhecer a moeda cotada ao acaso, mudaram de ideias e também contribuíram para um aumento da especulação.

“Muitos investidores privados ainda não ousam, estão à espera”, acrescentou Timo Enden. Os analistas do JP Morgan alertam que “o uso da bitcoin por investidores tradicionais está apenas a começar”, e até comparam a sua ascensão com a do ouro, valor tido habitualmente como um porto seguro em termos económicos.

A Bitcoin não está vinculada a nenhum activo ou economia nacional. Criado por uma rede anónima em 2008, é totalmente descentralizada e, portanto, não depende de nenhuma instituição. Em contrapartida, o seu valor sofre altos e baixos vertiginosos.Tudo começou em 2017 com um valor inferior a mil dólares. Entre Novembro e Dezembro do mesmo ano, o seu preço quadruplicou. Ao longo de 2018, caiu novamente, atingindo pouco mais de 3.000 dólares.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.