Japão. Vulcão entra em erupção no sul do Japão

O Monte Otake, um vulcão localizado na ilha de Suwanose, no sudeste do Japão, entrou esta segunda-feira em erupção. A actividade vulcânica levou as autoridades a aumentar o nível de alerta no sul do arquipélago.

As autoridades japonesas registaram a erupção a meia da madrugada, às 02:48 horas. Sobre a cratera do Monte Otake avistava-se esta manhã uma coluna de fumo com mais de 200 metros de altura. O vulcão estará ainda a cuspir pedras a uma distância de 1,3 quilómetros, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão, entidade que tem a seu cargo a monitorização da actividade vulcânica no país.

A agência declarou um alerta de nível 3 para a actividade vulcânica, numa escala de 5. As autoridades japonesas recomendam que os habitantes da área não se aproximem da cratera, mas ainda não contemplam a possibilidade da ilha poder vir a ser totalmente evacuada.

A ilha de Suwanose tem menos de uma centena de habitantes e integra o arquipélago das Ilhas Tokara, conhecido pela sua frequente actividade sísmica.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.