Reino Unido e União Europeia alcançam acordo comercial pós-Brexit

O Reino Unido e a União Europeia  anunciaram na quinta-feira que alcançaram um acordo comercial no limite, a apenas uma semana da separação definitiva, que evitará uma ruptura brusca de consequências caóticas para economias já severamente afectadas pela pandemia.

“Assinamos o primeiro acordo de livre comércio baseado em zero tarifas e cotas que foi alcançado com a União Europeia”, celebrou uma fonte do governo britânico. A notícia foi anunciada ao mesmo tempo por fontes europeias.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, confirmou o acordo comercial com Bruxelas: “O acordo está feito”, tweetou Johnson. “Teremos uma relação comercial forte com a UE e aprofundaremos o nosso comércio com parceiros em todo o mundo por meio de nossa política comercial independente”, disse a ministra do Comércio Internacional, Liz Truss.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o pacto comercial pós-Brexit é um “bom acordo, equilibrado, justo” para as partes.

O Reino Unido continuará sendo um “parceiro digno de confiança” da União Europeia, disse Von der Leyen, antes de acrescentar que o acordo “permitirá que possamos deixar definitivamente o Brexit para trás”.

Após uma longa noite de negociações em Bruxelas, o anúncio do acordo histórico parecia iminente na madrugada de quinta-feira, mas problemas de última hora com as cotas de pesca deixaram todos em suspense durante grande parte do dia, chegando a provocar o temor de fracasso.

O anúncio na véspera de Natal, em tese, dará tempo suficiente para que o acordo seja aprovado pelos 27 países membros da União Europeia e possa entrar em vigor a partir das 23h00 GMT do dia 31 de Dezembro, quando termina o período de transição pós-Brexit.

O texto complexo e cheio de detalhes técnicos, de quase 2.000 páginas segundo a imprensa britânica, ainda terá que ser ratificado pelo Parlamento Europeu e pelos deputados britânicos de Westminster.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.