Covid-19. Suiça volta a endurecer medidas

O Governo federal suíço anunciou esta sexta-feira novas medidas contra a propagação da Covid-19, doença que  continua a ganhar terreno em parte substancial do país alpino.

“A situação epidemiológica é preocupante. O número de contaminações é muito elevado e voltou a aumentar. Hospitais e pessoal médico estão sobrecarregados há semanas, e as férias que se aproximam reforçam o risco de propagação acelerada do vírus”, sublinhou um comunicado do Conselho Federal.

A Suíça regista mais de 4.000 novas infecções e as mortes diárias não param de aumentar, numa população de apenas 8,6 milhões de pessoas.

A partir de terça-feira, 22 de Dezembro, restaurantes, estabelecimentos culturais e desportivos e locais de lazer são obrigados a fechar portas. Os espaços comerciais, por outro lado, podem permanecer abertos, mas com limitação de lotação, especificou a Presidente da Confederação, Simonetta Sommaruga, durante uma conferência de imprensa.

Estas restrições vão estar em vigor pelo menos até 22 de Janeiro, com restaurantes fechados, com excepções para cantinas e restaurantes de hotéis.

Os estabelecimentos desportivos têm também de fechar portas, mas vai haver excepções, nomeadamente a realização entre partidas de equipas profissionais, ainda que sem espectadores.

Os espaços culturais também vão estar fechados, mas as actividades culturais em pequenos grupos ainda são possíveis.

Porém, perante os pedidos dos cantões francófonos, que tomaram medidas mais firmes antes da Suíça alemã, a Confederação explicou que os cantões com estatísticas epidemiológicas mais favoráveis vão poder relaxar as medidas anunciadas a nível nacional.

As estâncias de esqui permanecem abertas, mas vão ter de introduzir as mesmas medidas restritivas em relação a restaurantes e lojas.

O ministro da Saúde, Alain Berset, alertou os cidadãos e pediu que “pensassem” antes de partirem para a neve, até porque os hospitais já estão lotados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.