Projecto “Everyday Covid”. Diário visual da pandemia já nas livrarias

A capital portuguesa, Lisboa, acolheu esta semana o lançamento do livro “Everyday Covid – Diários fotográficos em estado de emergência”, uma obra que reúne imagens captadas por 87 fotógrafos e fotojornalistas portugueses num ano marcado pela pandemia de Covid-19. Entre os participantes está o fotojornalista Gonçalo Lobo Pinheiro, que vive em Macau.

 “Everyday Covid – Diários fotográficos em estado de emergência” é definido pelos responsáveis pelo projecto como “um documento para memória futura”. O livro é a materialização de uma iniciativa que deu os primeiros passos em Março deste ano com uma página na rede social Instagram – everydaycovid – iniciada pelos fotojornalistas Gonçalo Borges Dias e Miguel A. Lopes.

A página manteve-se activa entre 16 de Março e 13 de Junho, como um diário visual. Ao longo de três meses foram partilhadas imagens relacionadas com a pandemia de Covid-19, “estruturadas em vários formatos: reportagem, documental, retrato de sociedade e diários caseiros”, captadas por jornalistas e fotojornalistas, em Portugal e em Macau. “O isolamento, o sentido de clausura, a nova realidade das máscaras, a dinâmica dentro dos hospitais, lares, desinfecções, momentos políticos e até funerais, são alguns dos temas retratados”, lê-se no texto de apresentação da obra.

As imagens partilhadas na página de Instagram foram selecionadas por um grupo de ‘oito editores’: André Dias Nobre, Angelo Lucas, Gonçalo Borges Dias, Gonçalo Delgado, João Pedro Almeida, Miguel A. Lopes, Rui Miguel Pedrosa e Rui Soares.

O grupo “reunia-se todas as noites, em videoconferência, para editar e escolher as fotografias a publicar, projectando também novas ideias para os dias seguintes”.

A iniciativa foi conduzida por profissionais que, “na sua maioria, estão em situações de trabalho bastante precárias, espelhando bem o cenário que se vive no jornalismo português — um meio com futuro incerto e angustiante para quem faz dele profissão”.

O projecto Everyday Covid “foi levado a cabo sem qualquer incentivo financeiro, apenas motivado pela necessidade fulcral de informar e registar, para memória, a luta e as respostas dos portugueses face à pandemia, para que o futuro não esqueça”, garantem os responsáveis pela iniciativa. A obra conta com mais de meio milhar de instantâneos fotográficos de 87 fotografos e fotojornalistas portugueses.  “Everyday Covid – Diários fotográficos em estado de emergência”, uma edição de autor que tem “um primeiro caderno em Braille e contém um QR Code e um ‘link’ que permitem ouvir as legendas das fotografias”, pode ser adquirido através da internet, através do endereço electrónico www.everydaycovid.pt.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.