Nigéria. Exército resgatou alunos sequestrados pelo Boko Haram

As forças de segurança nigerianas resgataram esta quinta-feira quase 350 alunos que tinham sido sequestrados por homens armados, suspeitos de estarem afiliados ao grupo terrorista Boko Haram. Os estudantes foram levados para uma floresta pelos alegados militantes islâmicos, disse o governador do Estado de Katsina.

O sequestro, que ocorreu na noite da última sexta-feira, foi reivindicado pelo grupo militante islâmico Boko Haram, numa gravação áudio não-verificada. Homens armados atacaram uma escola secundária na cidade de Kankara, em Katsina. Com o recurso a motociclos, os militantes arrastaram os alunos para fora do estabelecimento de ensino, naquele que foi o maior incidente da índole registado na região nos últimos anos.

O governador Aminu Bello Masari afirmou à emissora estatal NTA que um total de 344 garotos que foram mantidos na floresta de Rugu, no Estado vizinho de Zamfara, foram libertados: “Recuperamos a maioria dos garotos, mas não os recuperamos a todos”, disse.

Os estudantes devem regressar esta sexta-feira ao Estado de Katsina e seriam examinados por médicos antes de se reunirem com as respectivas famílias na sexta-feira, disse Masari.

O sequestro atingiu uma nação marcada por ampla insegurança e evocou memórias de um outro sequestro conduzido pelo Boko Haram em 2014 e que envolveu mais de 270 garotas em idade escolar na região de Chibok.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.