Covid-19. Suiça retira Portugal da lista dos países de risco

O Conselho Federal Suiço decidiu esta sexta-feira retirar Portugal da lista de países e territórios com elevado risco de infecção pelo novo coronavírus, anunciou a Embaixada de Portugal em Berna numa breve publicação na rede social Facebook. As novas directrizes entram em vigor este sábado, adianta ainda a representação diplomática de Portugal na capital helvética.

A decisão hoje tomada pelas autoridades suíças faz com que deixe de ser necessária a observância de um período de quarentena de dez dias para quem chegue à Suiça proveniente de Portugal.

A manutenção de Portugal na lista dos países e territórios com elevado risco de infecção por Covid-19 levou milhares de emigrantes portugueses radicados em território suíço a assinar um abaixo-assinado em que pediam às autoridades helvéticas para reverter a situação. O promotor da petição alegava que a inclusão de Portugal na lista tinha por base dados desactualizados.

Com a decisão hoje tomada, milhares de emigrantes receberam carta branca para passar o Natal junto da família. Os cidadãos portugueses podem, desde o início da semana, circular quase sem restrições em território francês, uma vez que a apresentação de um formulário de circulação deixou de ser exigida pela autoridades francesas.

Os emigrantes que pretendam atravessar o território francês de carro, a caminho de Portugal –  ou em sentido contrário –  deverão apenas ter presente que a circulação nas estradas francesas é permitida apenas entre as seis da manhã e as 20 horas, devido ao recolher obrigatório imposto pelas autoridades gaulesas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.