António Costa testa negativo ao novo coronavírus

O primeiro-ministro português, António Costa, testou negativo ao novo coronavírus esta quinta-feira, mas vai permanecer isolado, informou o seu chefe de gabinete, um dia depois do governante se ter encontrado com o presidente francês, Emmanuel Macron, que na quinta-feira testou positivo à Covid-19.

“Sinto-me bem e sem sintomas”, tweetou Costa, de 59 anos, pouco depois de cancelar todas as actividades públicas presenciais, incluindo uma viagem oficial a São Tomé e Príncipe e à Guiné Bissau entre 18 e 20 de Dezembro.

O gabinete do primeiro-ministro anunciou entretanto que Costa vai trabalhar à distância e vai esperar que a Direcção Geral de Saúde se pronuncie sobre o período de quarente a que terá que se submeter.

Macron e Costa tiveram um almoço de trabalho no Palácio do Eliseu na quarta-feira para debater as prioridades da presidência portuguesa do Conselho Europeu, que arranca no mês que vem. Na quinta-feira, o gabinete de Macron disse que o presidente francês foi diagnosticado com o novo coronavírus, o que desencadeou manobras de rastreamento por toda a  Europa devido aos encontros do líder francês com vários chefes de governo da União Europeia ao longo dos últimos dias. Entre os políticos com quem esteve reunido estão o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, que teve um resultado negativo a um teste de Covid-19.

Imagens captadas por fotógrafos da agência Reuters mostraram Macron a receber Costa calorosamente no palácio. Ombro a ombro, ambos usavam máscaras diante da entrada do edifício.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.