Máscara no menu das celebrações de Natal, recomenda a OMS

O gabinete regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou na quarta-feira a utilização de máscaras nas reuniões familiares no Natal e alertou para o risco de uma terceira vaga nos primeiros meses de 2021.

“As reuniões devem ser ao ar livre, se possível, e os participantes devem usar máscaras e manter a distância física. Em espaços interiores, a limitação do tamanho do grupo e a garantia de uma boa ventilação para reduzir o risco de exposição são fundamentais”, informou a Organização Mundial da Saúde em comunicado.

A OMS-Europa, sediada em Copenhaga, observou que as reuniões em espaços interiores podem ser especialmente perigosas porque se reúnem grupos de pessoas de diferentes famílias e de diferentes idades que podem não ter adoptado as mesmas medidas de prevenção: “Pode parecer incómodo usar máscara e praticar distância física com amigos e familiares, mas fazê-lo contribui significativamente para que todos permaneçam seguros e saudáveis”, ressalta o organismo, que aconselha que se evitem as aglomerações nos transportes.

Para celebrações e procissões religiosas e mercados de Natal, a OMS propõe que se considere “seriamente” a sua redução ou adiamento em países com uma ampla transmissão comunitária.

Os serviços religiosos devem ocorrer ao ar livre, sempre que possível, ou limitados em tamanho e duração, com distância física, ventilação, higiene e máscaras, independentemente da situação epidémica na área em questão.

“Apesar de um progresso frágil, a transmissão da Covid-19 na região europeia continua a ser ampla e intensa. Há um grande risco de uma nova vaga nas primeiras semanas e meses de 2021, e precisamos de trabalhar todos juntos se quisermos ser bem sucedidos na sua prevenção”, adverte a OMS.

Este organismo faz um apelo à responsabilidade individual e convida a não subestimar a importância das decisões pessoais e comunitárias na evolução da pandemia de coronavírus.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.