Morreu Gérard Houllier, antigo seleccionador francês

O antigo selecionador francês Gérard Houllier, que também passou pelos bancos de equipas como o Liverpool, o Paris Saint-Germain e o Lyon, faleceu esta segunda-feira aos 73 anos de idade, informou a edição digital do jornal “L’Équipe”.

O treinador tinha sido submetido recentemente a uma operação à aorta num hospital parisiense, 19 anos depois de ter sofrido uma dissecção dessa artéria justamente antes de um jogo do Liverpool, recorda o jornal.

Houllier afastou-se dos bancos uma década depois desse incidente. A sua última experiência como técnico foi à frente do Aston Villa, na época de 2010-2011.

O francês chegou aos bancos sem ter sido jogador, passando brevemente pelo Lens para depois triunfar no PSG, com o qual conquistou um campeonato em 1986, tornando-se depois adjunto de Michel Hidalgo e Michel Platini na selecção.

Em 1992 foi eleito seleccionador, etapa que durou 16 meses e que terminou com a derrota francesa contra a Bulgária que os deixou de fora do Mundial de 1994.

Depois de conquistar o Europeu com a selecção de sub-21 da geração de Henry e Trézeguet, foi eleito Director Técnico Nacional, e em 1998 viajou para Inglaterra para treinar o Liverpool, posto que ocupou até 2004, onde teve um excepcional 2001 em que levantou quatro troféus: a Taça, a Taça da Liga, a Taça UEFA e a Supertaça.

Houllier conseguiu vencer novamente a Liga francesa, desta vez ao serviço do Lyon, nas épocas 2005/2006 e 2006/2007.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.