Português fez-se ouvir no Festival da Canção da ABU

Macau esteve esta segunda-feira representado em dose dupla na edição de 2020 do Festival da Canção da União de Radiodifusão da Ásia-Pacífico (ABU), o equivalente asiático ao Festival Eurovisão da Canção. Guilherme Germano e Sean Pang representaram o território no evento, com “United” e “Unsatisfied”, respectivamente.

A edição de 2020 do certame decorreu este ano de modo inteiramente virtual e contou com transmissão em directo na plataforma You Tube e nas rede social Facebook ao início da tarde desta segunda-feira.

A participação de Macau ficou a cargo de Sean Pang e de Germano Guilherme, que venceram a última edição do Best of the Pops Music Awards, emissão produzida pela Teledifusão de Macau que abre portas à participação no Festival da Canção da ABU.

Sean Pang levou ao evento o tema “Unsatisfied”, totalmente cantado em língua chinesa. Já Germano Guilherme, intérprete macaense que canta em português, em inglês, em mandarim e em cantonense, fez-se acompanhar em palco pelos rappers Tikman e João Ramos (aka Black Joe) participou na “Asiavisão” com o tema “United”, um hino multilíngue cantado nas quatro línguas mais comummente ouvidas no território: cantonense, mandarim, português e inglês. Germano Guilherme já tinha representado Macau no Festival em 2018.

Na edição de 2020 do Festival da Canção da ABU participaram catorze nações e territórios, com o Nepal e o arquipélago de Vanuatu a estrearem-se no certame. O Brunei, a Malásia, o Usbequistão e o Turcomenistão voltaram a participar no evento, depois de terem falhado a participação na edição de 2019 do Festival, realizada em Tóquio.

A representação da Coreia do Sul na “Asiavisão 2020” esteve a cargo do cantor e actor Taemin. A participação mais original foi, no entanto, a do Japão, que se fez representar por Hatsune Miku, um software de voicebank antropormofizado sob a forma de uma menina de 16 anos em formato manga com tranças longas azul-turquesa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.