Nova obra de Stuart Braga chega hoje às livrarias

O Auditório do Instituto Internacional de Macau acolhe ao início da noite desta segunda-feira o lançamento do mais recente livro de Stuart Braga. A obra,  “Nos Sa Téra, Nos Sa Génti – Stories of the Macanese People and Their Homeland”, descreve vários episódios da história de Macau, muitos a partir do relato de quem os viveu em primeira mão.

Com mais de 40 capítulos divididos em seis partes, o volume não é um livro de história, mas de estórias. O autor mostra-se convicto de que os leitores ficarão surpreendidos com uma grande variedade de narrativas que revisitam acontecimentos, instituições e edifícios, tanto de Macau, como de Hong Kong.

Académico respeitado na Austrália, Stuart Braga nasceu em Hong Kong, no seio de uma conhecida família macaense que se fixou em Macau no final do século XVII. O investigador é neto de José Pedro Braga e sobrinho do historiador José Maria (Jack) Braga e o livro que hoje chega às livrarias é o terceiro de Stuart Braga a ser lançado com a chancela do Instituto Internacional de Macau, depois de “Making Impressions – A Portuguese Family in Macau and Hong Kong 1700-1945” e “Five Hundred Years of Macau”.

Dada a impossibilidade de Stuart Braga marcar presença no evento, devido à pandemia de Covid-19, os responsáveis pelo IIM vão projectar uma entrevista gravada com o autor. A obra é apresentada por João Guedes, jornalista e historiador.

Clássico de J.J. Monteiro reeditado

O lançamento de “Nos Sa Téra, Nos Sa Génti” é o segundo lançamento de um novo volume promovido pelo Instituto Internacional de Macau no espaço de menos de uma semana. Na passada quinta-feira, o organismo apadrinhou a reedição da obra “Macau Vista por Dentro”, de José Joaquim Monteiro, conhecido no seio da comunidade macaense pelo nome de J.J. Monteiro, o poeta-soldado. A sessão de lançamento do livro, organizada pelo Instituto Internacional, com o apoio da Fundação Macau, contou com as apresentações do jornalista e historiador João Guedes, do professor António Aresta (autor de “Figuras de Jade – Os Portugueses no Extremo Oriente” (volumes I e II, respectivamente em 2014 e 2018), e ainda dos familiares do autor, Maria de Fátima Monteiro Martins e António Rossano Monteiro.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.