Morreu John Le Carré, mestre britânico dos romances de espionagem

O escritor britânico John Le Carré,  que se notabilizou pelos romances de espionagem, morreu aos 89 anos de pneumonia, anunciou o seu empresário no domingo.

“É com grande tristeza que devo anunciar que David Cornwell, conhecido no mundo literário pelo nome de John Le Carré, faleceu após uma curta doença não relacionada com a Covid-19 na Cornualha na noite de sábado, 12 de Dezembro.  Tinha 89 anos. Os nossos melhores pensamentos estão com os seus quatro filhos, as suas famílias e sua amada esposa, Jane”, informou Jonny Geller, director do grupo Curtis Brown, uma agência literária com sede em Londres.

“Perdemos uma grande figura da literatura inglesa”, acrescentou, elogiando o “grande espírito”, a “bondade”, o “humor” e a “inteligência” do autor. A família de Le Carré confirmou a notícia numa mensagem divulgado pelo empresário.

“É com grande tristeza que confirmamos que David Cornwell – John le Carré – faleceu de pneumonia na noite de sábado após uma curta batalha contra a doença”, diz a mensagem.

John Le Carré alcançou o sucesso internacional após a publicação do seu terceiro romance, “O espião que saiu do frio” (1964), que escreveu aos 30 anos, quando estava “consumido pelo tédio” causado pelas actividades que desempenhava como diplomata na embaixada britânica em Bona, na Alemanha.

O romance, do qual mais de 20 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo, conta a história de Alec Leamas, um agente duplo britânico na Alemanha Oriental.

A adaptação da obra para o cinema, com Richard Burton no papel principal, marca o início de uma longa colaboração com as artes visuais.

A carreira de John Le Carré como agente secreto foi arruinada pelo agente duplo britânico Kim Philby, que revelou à KGB (os serviços de inteligência da URSS) a identidade de muitos dos seus compatriotas. John Le Carré foi obrigado a deixar o cargo no MI6, os serviços secretos britânicos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.