Índia. Fábrica de iPhone’s saqueada pelos trabalhadores

Cerca de uma centena de pessoas foram detidas depois de terem saquedo uma fábrica de produção de iPhone’s no sul da Índia, onde os trabalhadores afirmam que não recebem os seus salários há quatro meses e que foram explorados.

A rebelião ocorreu no sábado na fábrica do grupo taiwanês Wistron Infocomm Manufacturing, localizada nos subúrbios de Bangalore.

Imagens filmadas no local mostraram janelas partidas e carros capotados. Câmaras de videovigilância, lâmpadas e ventiladores também foram destruídos e um carro foi incendiado.

A imprensa local adiantou que os funcionários da fábrica se queixaram de que não recebiam salário há quatro meses e eram obrigados a fazer horas extras: “A situação está agora sob controlo. Equipas especiais das forças de segurança foram enviadas para investigar o incidente”, disse a polícia local à AFP no domingo, acrescentando que o tumulto não deixou feridos.

O vice-primeiro-ministro do estado de Karnataka, C.N. Ashwathnarayan denunciou estes actos como gestos de “violência gratuita”, acrescentando que o governo vai garantir que se faça luz sobre o assunto sem demora: “Vamos nos certificar de que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e todo o dinheiro que lhes é devido seja pago”, disse.

Um líder sindical denunciou a “exploração brutal” a que estão sujeitos os operários: “O governo do estado permitiu que a empresa não respeitasse os direitos fundamentais” dos empregados, disse o sindicalista Satyanand (que usa apenas um nome) ao jornal The Hindu.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.